SELÊNIO
Ocorrência
O selênio encontra-se mais concentrado, em seres humanos, em órgãos como os rins e o fígado. A concentração de selênio no organismo de indivíduos vivendo em uma determinada região tem que ver com a riqueza deste mineral no solo, fator que interfere em seu conteúdo nos alimentos.
Funções básicas
O selênio é parte da enzima glutatione peroxidase, presente em glóbulos vermelhos, que protege o organismo contra o acúmulo de peróxido de hidrogênio. Recentes pesquisas apontam enfaticamente à importância do selênio como agente antioxidante em sinergia com a vitamina E, salvaguardando das lesões oxidativas as células e suas organelas. Além disso, o selênio facilita a formação de água no fim do metabolismo, propicia a transferência de íons através das membranas celulares e auxilia na síntese de imunoglobulinas e ubiquinona.
Selênio, câncer e ataque do coração
Pacientes cancerosos exibem baixa taxa de selênio no sangue. Segundo dados estatísticos, a incidência de câncer é menor em regiões em que os alimentos são mais ricos em selênio. Foi também sugerido que a deficiência de selênio e vitamina E poderia favorecer o desenvolvi-mento da doença coronária.
Fontes alimentares
Os cereais integrais e a cebola são boas fontes de selênio, especialmente quando cultivados em terrenos que contenham concentração elevada deste mineral. O cozimento, a lavagem e o armazenamento diminuem o teor final de selênio no alimento.