GAMELEIRA

GAMELEIRA

GAMELEIRA
(Fícus doliaria).
 
 
FAMÍLIA: Moráceas.
 
OUTROS NOMES: Figueira-branca (Sul), guapoí, ibapoí, figueira-brava, gameleira-branca-de-purga.
 
DESCRIÇÃO: É uma árvore muito estimada pelo povo da roça. Medra no centro e no sul do País. No norte é algumas vezes confundida com a caxinguba. Tem folhas longipecioladas, ovais, lisas, lustrosas. As flores são casulosas. O fruto é um figo de um e meio centímetro de comprimento. Não presta para comer. A madeira é branco-amarelada, porosa. Utiliza-se para forros, caixoteria, gamelas, etc. Fazendo-se incisões no tronco, sai uma seiva leitosa.
 
USO MEDICINAL: Emprega-se internamente para expulsar lombrigas e combater, a hidropisia. Externamente se aplica o leite sobre os cravos das boubas, para curá-las.
 
PARTE USADA: Suco leitoso, casca. 
 
DOSE: Usando-se o leite extraído do tronco, tomam-se 3 gotas diluídas em água, numa colher das de sopa, de duas em duas horas. Pode-se também usar a casca, com a qual se prepara um chá na proporção de 15 gramas para 1 litro de água, tomando-se umas 3 ou 4 xícaras por dia.

Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.