Colecistite

Colecistite

 Colecistite é a inflamação da vesícula biliar. Assume geralmente caráter agudo, emergencial. Os sintomas incluem dor forte na parte superior do abdome, com febre, náuseas, vômitos e profundo abatimento. Pode haver risco de vida, pois a vesícula, quando muito afetada, rompe-se e gangrena, provocando óbito. Por isso é preciso encaminhamento imediato a um pronto-socorro. Às vezes a inflamação pode decorrer da obstrução por cálculos. Ver colelitíase.

Para prevenir problemas de vesícula, adotar dieta balanceada e saudável. Evitar alimentos gordurosos, frituras, massas e doces. Comer menos e mastigar mais. Para melhorar a digestão, chás amargos, como losna, jurubeba, carqueja ou quássia, do modo como indicado em colelitíase. Os obesos, cardíacos e diabéticos muitas vezes portam esses distúrbios por causa de seus excessos alimentares. O mesmo podemos dizer dos portadores de doenças da vesícula: a culpa pode ser da gula. É de boa praxe adotar, a cada dois meses, alguns dias de dieta de desintoxicação, (semijejum de sucos).


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.