Intestinos, Doenças dos

Intestinos, Doenças dos

 O intestino, dividido em componentes delgado e grosso, é o mais longo órgão do corpo. Os naturistas antigos já explicavam que o funcionamento do intestino determina as condições gerais de saúde. Qualquer tratamento natural, seja de um tumor no cérebro ou de uma gota no grande artelho do pé, começa pelo intestino, pois é ali que acontece a absorção dos substratos que o organismo usará na cura. É também ali a principal fábrica de toxinas que envenenam o corpo. De acordo com a teoria dos naturopatas, essas toxinas constituem a causa química de todas as doenças.

Há inúmeras doenças dos intestinos, aqui abordadas separadamente, como: constipação intestinal, diarréia, doença de Crohn, colite, diverticulose, apendicite, hemorróidas, verminoses, flatulência, giardíase etc.

Gostaríamos de fazer aqui apenas uma citação interessante sobre ervas para o tratamento de distúrbios intestinais. Segundo o Dr. W. T. Ferni, em seu livro Herbal Simples, do século XIX (1897), “nenhuma planta em todo o catálogo de remédios de ervas é capaz de produzir um efeito tão benéfico aos intestinos como as flores da camomila”. Derramar 300ml de água fervente sobre uma colher, das de chá, das flores de camomila. Coar, e tomar aos goles.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.