Músculos, Fraqueza Nos

Músculos, Fraqueza Nos

 Que é, e quais os sintomas?

 

A principal característica da miastenia gravis é a progressiva perda de força muscular. O paciente sente-se permanentemente cansado, as mãos tremem, surgem sintomas oculares, como visão dupla e queda das pálpebras; há dificuldade para falar, mastigar, engolir e até respirar. Tudo isso acontece por causa do enfraquecimento muscular.

 

Banhos e outras indicações naturais

 

Recomendam-se fricções diárias com toalha molhada em água fria, seguida de fricção com toalha seca. O doente deve se acostumar a um banho neutro/frio (mais para frio).

Aplicações diárias de argila ao ventre (de duas a quatro horas) são indicadas.

Assim que puder caminhar, recomenda-se a caminhada na grama molhada pelo orvalho matinal.

Recomendam-se massagens para estimular a circulação muscular e o tratamento fisioterápico.

 

Postura mental

 

As doenças em geral, particularmente aquelas relacionadas ao sistema nervoso (os músculos funcionam sob a ação de impulsos nervosos), são diretamente afetadas pelo cérebro. É extremamente importante para a cura uma atitude mental otimista e confiante. Pacientes depressivos têm prognóstico menos favorável.

 

Causa de muitas doenças

 

Resultados animadores como esses demonstram que muitas doenças que acarretam enorme sofrimento, destinando seres humanos à invalidez, nada mais são que conseqüência da sociedade moderna e do estilo de vida moderno. Nossa comida desvitalizada e cheia de fatores agressivos ao metabolismo ocasiona, ao longo dos anos, mudanças sutis, profundas e silenciosas no metabolismo dos tecidos. Conforme susce­ti­bi­lidade individual, surgem dese­qui­líbrios funcionais em órgãos e sistemas, ocasionando comprometimentos bati­zados por diferentes nomes pela Medicina, que as declara idiopáticas (de causa desconhecida) e incuráveis. A verdadeira causa é ignorada. Tratam-se apenas os sintomas, usando-se drogas que suprimem o já debilitado esforço do organismo para restabelecer o equilíbrio.

 

Tratamento

* Os suplementos nutricionais são úteis em muitos casos, mas a indicação e a dosagem individual devem ser estabelecidas por um profissional especializado.

 

Embora ainda não se conheça a causa da perda de força muscular, pesquisadores da nutrição vêm descobrindo que mudanças na dieta podem trazer resultados promissores no caso da miastenia gravis. Deve-se adotar dieta saudável, como recomendado no capítulo 8, página 53.

Segundo Adelle Davis, “se a dieta for inteiramente adequada, haverá geralmente melhora tão rápida e surpreendente que mal se pode justificar a crença de que nada se pode fazer para curar a miastenia gravis”. Adelle relata vários casos de melhoras, como o de uma mulher que vinha sofrendo havia vinte e sete anos e se recuperou. Muitos outros doentes voltaram a levar vida normal. Adelle recomenda o uso de suplementos dietéticos. A alimentação moderna, além de sobrecarregar o corpo de toxinas, subtrai-lhe elementos essenciais ao seu funcionamento normal. Suplementos sugeridos:*

1. Lecitina de soja líquida ou granulada (uma colherinha de manhã, outra à noite, com chá ou suco).

2. Lêvedo de cerveja: de 12 a 21comprimidos de 500mg ao dia.

3. Vitamina E: de 100 a 200 U.I./dia.

4. Manganês: dosagem a ser estabelecida por um especialista.

5. Ácido pantotênico: de 100 a 500mg/dia.

6. Vitamina B6: de 30 a 150mg/dia.

7. Usar, uma a duas colheres, das de sopa, de germe de trigo todos os dias.

8. Dia sim, dia não, tomar só coalhada no desjejum.

Esses suplementos (os de vitaminas e minerais: vitamina E, manganês, ácido pantotênico e vitamina B6) devem ser prescritos por um especialista.

O Dr. Emanuel Johnson, através da conceituada revista Prevention, esclarece que o uso de 50mg de manganês, três vezes ao dia, pelos portadores de miastenia gravis produz bons resultados. Mas se trata de dosagem alta, que só deve ser usada com permissão médica.

O Dr. Carlton Fredericks indica o ácido pantotênico, a vitamina B6 e a colina diariamente. Linda Clark cita em seu livro Secrets of Halth and Beauty o caso de um homem com miastenia gravis cujo tremor nas mãos desapareceu dentro de seis semanas com o uso da lecitina líquida (duas colheres, das de chá, por dia). Outro sofredor, já na cadeira de rodas, sem conseguir mexer-se, depois de dois meses já levantava os braços. Depois de seis meses, já caminhava. Meses depois já podia jogar golfe, segundo a referida autora.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.