Hipoglicemia

Hipoglicemia

 Queda acentuada da glicose no sangue, que produz irritabilidade, sensação de ansiedade, tristeza, insegurança, fraqueza, suores frios, tremores, visão turva, tontura e desmaio. Pode ocorrer no diabetes melito, ou no diabetes tipo um, como resultado do uso de insulina sem a ingestão de alimento na quantidade e no tempo devidos.

Pessoas que consomem muito açúcar, seja na forma de doces, de cafezinho, de chocolate, de massas refinadas, seja na forma de açúcar de adição, podem freqüentemente desenvolver depressões hipoglicêmicas, com os sintomas mencionados. O açúcar faz com que a glicemia suba rápida e brutalmente no sangue. Para evitar a hiperglicemia, o corpo responde com alta dose de insulina, que faz a glicose cair demais (hipoglicemia). O indivíduo sente-se mal, e, para combater o mal-estar, usa novamente açúcar ou guloseimas.

 

Tratamento

Cria-se um vício (carboidratolismo), um círculo vicioso, que só pode ser rompido cortando-se controladamente o açúcar refinado e adotando-se programa natural de alimentação: refeições regulares, pequenas e mais freqüentes, nutritivas, ricas em fibra e carboidratos complexos (amido de cereais integrais e raízes), ingeridas com calma e completamente mastigadas. Exercícios físicos regulares, moderados e bem orientados ajudam a estabilizar a glicose no sangue. Acrescentem-se a essas recomendações a abstinência de café adoçado e o uso de alimentos ricos em proteínas, como amêndoas, avelãs, nozes, tofu, ricota, ovo caipira cozido e proteína vegetal texturizada. As crises podem ser contornadas com suco de laranja, tangerina, outra fruta ou uma colher de mel puro. Os diabéticos deverão observar orientação médica específica.

Um dos melhores tratamentos para a hipoglicemia é a regularidade das refeições. Fazer refeições mais freqüentemente pode ser necessário. Ter sempre disponível um alimento, como maçã, ajuda psicologicamente, e pode mesmo servir de apoio em caso de redução súbita da glicemia. O hipoglicêmico deve fazer um desjejum substancioso, com frutas, pão integral, granola sem açúcar, coalhada etc.


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.