Varíola

Varíola

É uma virose muito contagiosa, que produz erupção grave a ponto de deixar cicatrizes (sulcos na pele). Pode provocar cegueira, e evoluir para a fatalidade. O período de incubação é de dez a quatorze dias. Os primeiros sintomas assemelham-se aos de qualquer infecção: febre, dor de cabeça, náuseas,­ indisposição. Cerca de três dias de­pois do surgimento desses sintomas iniciais, começa a fase eruptiva, muitíssimo incômoda: eclodem manchas aver­me­lhadas (máculas) que se alastram intensamente por todo o corpo. Essas manchas convertem-se em vesículas (bolhas) muito numerosas, e finalmente em pústulas. As pústulas cedem lugar a crostas, que caem, deixando incontáveis cicatrizes em forma de pequenas concavidades. Tendo em vista a gravidade dessa infecção eruptiva, os organismos de saúde mantêm sobre ela estrito controle. Ao surgir um caso, é preciso isolar o paciente e administrar o tratamento médico apropriado.

O tratamento é feito em ambiente hospitalar. Os naturopatas recomendam, quando possível, alimentação rica em sucos de frutas, hortaliças e água-de-coco. Entre as plantas, destaca-se, tradicionalmente, o papel imuno­estimu­lante­ da equinácea. 


Programa Saúde Total

Levando informações aos ouvintes sobre saúde e qualidade de vida, valorizando os benefícios da natureza: ar puro, atividade física, água, luz solar, alimentação, repouso, abstinência e muito mais.